14 de abril de 2011

Choque Romântico

"Amor eterno, almas gêmeas, felizes para sempre, por um beijo morreria afogado no mar dos apaixonados"... todas demonstrações clichês, mas que exaltam parte do que um romântico procura até o fim da sua existência. Ora clichês para nosso cotidiano, ora verdadeiro e espontâneo aos antigos enamorados, ainda existe espaço ao romantismo?
A exaltação romântica varia de acordo com a época e costumes da geração, enquanto nas décadas passadas, um beijo era resultado de demorado cortejo e aprovação familiar, hoje em segundos pessoas desconhecidas atrevem-se ao ato que perdeu completamente o valor de AMAR para a palavra "FICAR". Talvez este seja um mero exemplo, entretanto quando consideramos a frase de Goethe "o Amor e o Desejo são asas do espírito de grandes façanhas!", percebemos o choque cultural que vivenciamos.
Há espaço ao românticos, porém o espaço físico foi alterado pelo "cyberespaço", a tecnologia que aproxima é a mesma que destrói uma prova concreta de amor por um simples depoimento em uma rede de relacionamentos. O Porto dos Casais (atual Porto Alegre) é mais um cenário que compõe a figuração entre casais, poucas são as demonstrações reais de afeto entre tantas demasiadas e sem sentido aproveitável ao campo dos românticos.
Entre tantas controvérsias, devemos crer que a cada família, e gerações provenientes dessa, é que se manifestará essa busca do espírito secular posto em palavras por Goethe. O choque é inevitável ao compararmos situações distintas e mais ainda ao entendermos que com o tempo as modificações se fazem necessárias e independente as mudanças estão os sentimentos, que só podem e devem ser medidos ou julgados por si próprio e pelo o que o caracteriza como romântico no ambiente em que vive aliado principalmente a quem se destina o EU TE AMO!!  


* Este é o novo trabalho do projeto Cama Mesa e Banho (@hiquecunha, @asofya e @kikonh) e vale a pena dar uma conferida...afinal não vivemos uma Vida de Novela!

Nenhum comentário:

Postar um comentário