20 de julho de 2011

Bons Amigos - Parte II

Amigo, Amicus, Ami, Philos, Friend, independente do idioma todas estas palavras representam um substantivo abstrato, que obviamente depende de algo para sua existência. De fato necessita primeiramente de seres, já que laços de verdadeira amizade podem também estar relacionados a animais irracionais, e estes antes de mais nada só se relacionam pelo caráter que demonstram.(Sim Caráter, por mais que contradiga a palavra racional, na minha opinião este é demonstrado muito mais por atitudes tomadas pelos sentimentos e não por pensamentos pressupostos certos ou errados.).
Nesses meus poucos 16 anos, conheci muitos amigos "abstratos" e poucos amigos "concretos"!! (Não, não é uma insanidade...)
Amigos Abstratos = Aparecem sempre por interesse em alguma habilidade que tu tenhas ou para que de alguma maneira possam retirar algo produtivo vindo de ti, não porque algum dia esforçaram-se humildemente para alcançarem determinado prestígio. Estes sabem que quando precisarem, você estará à disposição, mas  e quando for o oposto? Além disso são os primeiros a literalmente virarem as costas quando estiverem satisfeitos e inevitavelmente ao cruzarem por você tomarão dois gestos: 1°- quando estiver acompanhado de uma pessoa desconhecida este "amigo" o  cumprimentará; 2°- desacompanhado, você será o estranho!
Amigos Concretos = Poucos e raros são os amigos em que tu poderás confiar!! Inacreditavelmente são os que surgem sem que a sua presença seja percebida, mas a sua ausência é dolorosamente notada! Não existem horas ou situações quando estes estiverem determinados a procurá-lo, seja para uma conversa descontraída acompanhada de longas gargalhadas ou para um excelente e reconfortante conselho para exterminarem as lágrimas. Não se tornam concretos por um grande período de tempo que passam juntos, mas porque as suas atitudes e a sua palavra fazem com que a admiração e reconhecimento sejam eternos. Deste mesmo tempo, não se destacam os anos  em si, já que poucos meses são suficientes para reafirmarem a personalidade que possuem e para construírem laços rijos através da  fidelidade e companheirismo.
Chega um momento, que os destinos diferentes devem trilhar seu caminho, acabamos nos afastando e independente das mínimas ou máximas distâncias, acredito que o que é verdadeiro se fortalece ainda mais  e nunca se perde, apesar das circunstâncias tentarem o contrário.
A cada ano essas circunstâncias são impostas a "amigos" diferentes e é exatamente neste momento que temos a maior prova do que é ser amigo: é ser alguém que mesmo longe está por perto, conhece as tuas fases e estará presente nas melhores e nas piores sem julgá-lo ou fazer-se julgar. "Sempre na derrota ou glória, é luz na escuridão!"
Escrever sobre a palavra Amizade para mim não é tão simples quanto possa parecer, inúmeras vezes me desiludi e os anos de 2009, 2010 e 2011 foram e são fundamentais para a construção deste texto bem como para sustentá-lo na vida prática, pois "falar...até papagaio fala" e  fazer?
A exatidão daquilo que considero Amizade não pode e nem deve ser escrita, porque seria um modo de diminuí-la acerca do meu princípio de que para os sentimentos não há palavras cabíveis da totalidade de sua expressão!
Aproveito para que no fim deste breve depoimento, fique claro somente uma parte da subjetividade que utilizei em minhas palavras anteriores:
* Para os Abstratos: os minutos que tentara decifrar metade do que é este sentimento que ultrapassa gerações, fronteiras e determinada racionalidade, serão no máximo os meses que terá a minha companhia.
*Para os Concretos: que estes minutos que me acompanhaste na tentativa de abrir meu coração se multiplique em anos, décadas, séculos e por que não em milênios?

Aos meus amigos reservo-lhes esta música como sinal de minha gratidão por todos os ensinamentos que tenho recebido, com vocês aprendi a dizer francamente um MUITO OBRIGADA! A pedir e aceitar DESCULPAS (mesmo quando desnecessário, não é ?)! E a dividir meus ABRAÇOS (um tanto quanto apertados)!!!!

    
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário