8 de julho de 2011

RedAção ZH... e o desejo de BOA SORTE!!

 Este ano vou concorrer novamente neste concurso cultural promovido pela Zero Hora e Unificado, que abrange todo o estado do Rio Grande do Sul. No ano passado consegui ficar entre os 300 melhores redatores, que este ano a experiência se repita e que principalmente atinja ao almejado top 5!!


Verde: dá- se a largada...

 Vermelho, amarelo e verde são as cores que orientam ou que deveriam orientar a correta circulação nas vias; 550, 615, 939, por outro lado, não são os números de carros envolvidos na corrida da vida promovida pelo trânsito, são respectivamente os números de acidentes com vítimas fatais, a quantidade destas e o total de veículos envolvidos segundo o DETRAN-RS. Em nosso país são 45 milhões de condutores habilitados, o que não lhes confere o título de senhores da rua, já que conforme o Código Nacional de Trânsito,o trânsito, em condições seguras,é um direito de todos e dever dos órgãos competentes assegurá-lo.
 Os congestionamentos, atropelamentos e brigas são consequências do crescente aumento da frota e da modificação do tempo que move a vida dos cidadãos, para com as tarefas que devem cumprir, aliado a incapacidade das vias e a impunidade que rege os sistemas diante dos infratores. Vermelho, expressão do "pare" no semáforo e também da raiva, como diria Shakespeare: "um veneno que bebemos esperando que os outros morram", que leva a impotência a conduzir o ser em uma verdadeira guerra, travada pela sua armadura de aço, que culmina com a morte de brasileiros na mesma escala de norte-americanos durante a Guerra do Vietnã.
 Então, surge o Amarelo pedindo-lhes atenção, pois a Organização Mundial da Saúde inclui a morte por acidente de trânsito na Classificação Internacional de Doenças Epidemiológicas, que é responsável por mortes, em todo o mundo, em número superior de óbitos decorrentes de todas as doenças infecto-contagiosas. Além disso, aumenta-se a degradação arquitetônica das cidades e do ar, força motriz da vida, pela poluição que vai de encontro a vantagem de um e desvantagem aplacada ao todo.
 Com o Verde dá-se a largada, tanto para o tráfego quanto para a proposta da Organização das Nações Unidas (ONU) com a Década de Segurança Viária, para a redução de 50 % das mortes sustentada em seis pilares no Brasil: Gestão (eficiente e capacitada); Fiscalização(eficaz com o princípio de reeducação e redução de impunidade); Educação (respeito às regras, às pessoas e ao meio ambiente); Saúde; Segurança Viária (prioridade ao transporte coletivo e não motorizados com infraestrutura adequada) e Segurança Veicular (melhorar os níveis de segurança e diminuição da emissão de poluentes). Ressalto, além dessas medidas a serem adotadas, a utilização da bicicleta que é economicamente correta e que promove saúde e rapidez a altura de qualquer veículo motorizado em um trecho de 15 km, por exemplo.
 Fantasias, frustrações, preocupações, transformam-se em agressividade que leva a pressa e acarreta acidentes com finais trágicos. Todas as metas e a exata interpretação das cores serão possíveis somente através da ideia de que não é para uma parte, mas para o todo que se ama e que também poderiam amar se a sua trajetória não fosse interrompida ao cruzar pelas estradas,ou melhor, trincheiras do terror móvel.        
     


Nenhum comentário:

Postar um comentário