30 de outubro de 2011

Oportunidade...

A palavra que intitula este texto sempre surge em minha mente quando percebo as mazelas brasileiras que ano após ano não se extinguem, pelo contrário tornam-se cada vez mais frequentes e assomam a população indiferente a sua origem e/ou crença, como provável solução destas. 
Aliando oportunidade e  o ideal de promover a realização justa do sonho de milhões de brasileiros, surge o  curso pré-vestibular Universidade Já,  projeto realizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (FAPEU), por meio do Núcleo de Educação Inclusiva (Neif), oferecido pelo Governo do Estado através da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH) no seu sistema conhecido por  POD (Programa de Oportunidades e Direitos).
A iniciativa chega ao estado do  Rio Grande do Sul, com três sedes uma em Santa Maria e duas em Porto Alegre, carregando consigo a marca de 64% de aprovação em universidades federais.
Estudo atualmente em uma das sedes de Porto Alegre e presencio a cada noite uma motivação diferente entre meus 200 colegas, que trabalham e mantem seus compromissos devidamente, mas que estão sempre presentes demonstrando interesse em quebrar essa barreira criada pela promoção, em maior número, do Ensino Superior àqueles abastados economicamente, embora estes mesmos sejam minoria em nosso país. Surpreende o fato de o mais velho da turma ter sessenta anos se comparado a novata de dezesseis que vos fala.
Nesses últimos dias, minha rotina foi completamente alterada e sei que faço falta a algumas pessoas, da mesma forma que essas compreendem que o meu futuro está em jogo. Tenho observado continuamente as faces da capital gaúcha ao entardecer e à noite, confesso que a duplicidade é apavorante. Mas há a conformidade de alguns pela característica de "cidade grande" que lhe é atribuída, felizmente não apresento a mesma e acredito que Porto Alegre tem muito a mudar e a demora não é representada somente pelo atraso das obras no estádio Beira-Rio. A Copa do Mundo virá na mesma época em que chuvas atormentam nosso estado, se a capital não criar estratégias tanto ao trânsito conturbado quanto as ruas e avenidas alagadas e calçadas com suas armadilhas para os pedestres, as frentes frias coibirão o povo gaúcho de demonstrar sua alta capacidade receptiva por meio de seu chimarrão e de toda sua cultura, uma das mais belas do país.
Oportunidades...vou seguir determinada nesta trajetória que iniciei com meus 200 colegas em busca de um futuro melhor, mas não poderia deixar de citar que a grande chance de o país e de suas capitais tornarem-se atrativo turístico constante das rotas estrangeiras está se esvaindo aos poucos como a crença de que o "muito é para poucos".



Nenhum comentário:

Postar um comentário