27 de fevereiro de 2012

Vivenciando um sonho!

Após 10 anos, a rotina no dia de hoje se modifica, os passos que direciono são pelas ruas da capital gaúcha e não mais (em sua maioria) percorrem as da região metropolitana; o muro azul não pertence ao Colégio, mas à Universidade. Construir com orgulho a primeira turma de Relações Internacionais na Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos)- fundada em 1969- é a meta a qual almejo concluir com amplo sucesso. Entretanto, antes de planejar o futuro devo retornar ao passado e relembrar que neste mesmo dia, em um ensino "comum" para minha idade, deveria iniciar o 3° Ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Marechal Rondon.
Ao escrever o nome já sinto um aperto no peito, durante uma década nesta instituição de ensino, praticamente, tive meu crescimento acompanhado por diferentes professores, que demonstravam a mesma intensidade de seus sentimentos por estarem fazendo parte de minha história, diretores e fases que tenho certeza que duraram um tempo maior do que muitas vidas a terem plenamente se desenvolvido. As lições que recebi e acredito que  tenha também ensinado são as mesmas que me tornaram forte e me fizeram galgar a vaga que ocupo.
No Rondon tive momentos completamente opostos, no Ensino Fundamental fui a aluna excluída por sua turma, de fato pela parte feminina que a compunha, mas nada que me abalasse profundamente já que a companhia e as aventuras dos guris me pareciam muito mais interessantes. (Incrível episódio, pois ao analisarmos os pequenos, geralmente, estes não gostam de ver um colega isolado e tentam reunir um grupo através de sua ingenuidade e objetivo comum do brincar...)
Confesso que por vezes chorei, afinal era uma criança e não entendia a diferenciação por ser a "novata". Talvez pela maneira que me comportasse ou pela uma timidez exacerbada que levava a uma retração total na participação das atividades e evidenciada em alguns textos observados pela professora Dulce fizeram  com que ela  adotasse a melhor atitude que uma professora já realizara em meu ensino: Trocar-me de turma!Com a mudança, literalmente, transformei-me em uma pessoa comunicativa e destemida, já que de alguma maneira aquela turma oprimia o carisma e limitava o desenvolvimento de meu ensino, exemplo clássico da influência do meio sobre os seres.
No Ensino Médio, com a parceria do Instituto Unibanco e a confiança que obtive de meus mestres, pude colocar algumas metas em prática e posso afirmar que de tal forma minha formação fora diferenciada, não apenas assisti às aulas como também atuei e busquei inovar o ambiente escolar. Ápice dos manifestos que conduzem cada qual à sua personalidade e aos objetivos de vida, definição de parte da certeza daqueles que terás ao teu ledo em toda a tua trajetória, minha percepção para este que é um dos principais momentos a que todos um dia passarão, se a oportunidade lhe for ofertada.
Com a aprovação na Universidade todas as emoções afloram do coração e manifestam-se por lágrimas , sorrisos, gritos, justificando toda a luta que travei para a realização deste sonho aos 17 anos - inspire-me, desde pequena, em meu pai que também ingressara com esta idade na jornada preparatória ao futuro. Este é um relato breve, talvez não contenha todas as palavras que gostaria de escrever acerca do tema, provavelmente porque muito emocionada tenho os olhos marejados e com suspiros seguro minhas lágrimas.
Sou e sempre serei grata aos meus mestres, ao Colégio Estadual Marechal Rondon (minha segunda casa), aos meus amigos e colegas que peço perdão por não ter tido um contato maior. "Apenas os tolos aprendem com suas próprias experiências!", mensagem da minha primeira aula como universitária!

PS: #Fatos marcantes: Ao atravessar o portão da Unisinos, escutando ao programa Pijama Show da rádio Atlântida, tive como trilha sonora a mesma música que escolhi para minha entrada de formatura (Every Teardrop is a Waterfall - Coldplay) e acima próximo as nuvens um avião sobrevoava o campus: voos mais altos e não menos arriscados, enfim começo a pilotá-los!      

"Prefiro ser uma vírgula a um ponto final!"




2 comentários:

  1. Que lindo. Os teus textos exalam fragmentos e fundamentos artísticos, como a visão do avião participando desinibidamente de um momento especial da tua vida.

    Como um agricultor atípico aproveito a deixa e exercito este mesmo fundamento para te lembrar que tudo pode fazer mais sentido quando conseguimos olhar para o alto e enxergar aquilo que poucos enxergariam. É preciso estar atento para entender, ter fé, acreditar. Encontrar!

    =)

    Deixando a enxada de lado um pouco, que o teu futuro seja repleto de conquistas, e que o próximo muro azul cerque a casa que você sonha e abrigue a família que você planeja.

    Fica com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada, de coração, pelas palavras!Acredito que de algum modo as pessoas pararam de valorizar situações que estão diante de seus olhos,por serem simples ou naturais,portanto tento resgatá-las e associá-las em meus textos metaforicamente à verdadeira percepção que deveriam receber. A entrevista do G1 me trouxe a certeza do curso, como também o amigo que aqui se faz presente e cujas palavras incentivam-me a seguir persistentemente o caminho que agora trilho. Cuide-se! Mais uma vez, MUITO OBRIGADA! :D

    ResponderExcluir